PSICOTERAPIA - UM CAMINHO DE MUDANÇA

O processo terapêutico é como uma viagem para o estrangeiro. O terapeuta é o guia que o acompanha no trajeto e facilita os pontos mais difíceis.
Voce leva na bagagem suas características, modo de viver e se relacionar, valores, crenças, dificuldades e habilidades, medos e sentimentos, expectativas e sonhos. Durante a viagem conhece outras referencias culturais, regras sociais, pessoas com outros hábitos e valores, cheiros, paisagens, idioma e comidas novas, amplia os 5 sentidos e a consciência.

Vai analisando o que descobre fora com o que traz dentro de si e faz novas escolhas, vence obstáculos, liberta-se de amarras antigas, aventura-se em novas situações, experimenta novos sentimentos, conecta o passado com o presente, o dentro com o fora e integra uma nova realidade.

Este processo é o processo de auto-conhecimento e ampliação da consciência. É através dele que você reconhece seus mecanismos de defesa, sua forma de enfrentamento ou esquiva, os sentimentos que te fortalecem e os que te bloqueiam, enfrenta seus fantasmas e desmancha suas ilusões.

Para isto é preciso ter coragem para enfrentar seu verdadeiro Eu e fazer as mudanças necessárias para construir sua vida segundo seus verdadeiros princípios, objetivos e buscar a realização em todos os campos de sua vida.

Por isso é tão importante o vinculo formado com o terapeuta pois este processo requer confiança, segurança e habilidade para a integração na dimensão afetiva, vincular e relacional.
É um processo de médio prazo pois as mudanças ocorrem nas crenças pessoais, valores, padrões comportamentais, sentimentos associados a situações e pessoas, toda uma historia singular construída na mente desta pessoa. As queixas somáticas e sintomas tem melhora a curto prazo mas o “desenrolar dos nós”, demanda um tempo maior.

É o maior investimento que uma pessoa pode fazer em sua vida. Evita sofrimentos e erros recorrentes, doenças psicossomáticas, libertação de vícios. Promove escolhas saudáveis para si, equilíbrio emocional e racional para lidar com as crises naturais do ser humano e incertezas da vida.
Apesar de parecer, à primeira vista, um tratamento oneroso em termos de tempo e dinheiro, a psicoterapia tem se mostrado, na realidade, um modo econômico de tratamento. Pesquisas indicam, por exemplo, que a psicoterapia diminui os índices de consumo de medicamentos e de internações hospitalares(1). A psicoterapia tem se mostrado também um tratamento economicamente compensador por prevenir e tratar problemas psicológicos que, quando não tratados, trazem enormes prejuízos financeiros para as pessoas, as famílias e mesmo para a economia do país (2).

1- Gabbard, G O; Lazar, S G; Hornberger J; Spiegel D. (1997). Economic Impact of Psychotherapy: A Review. The American Journal of Psychiatry, vol 154:2 p147-155
2 - Hanns, L A (2004) Regulamentação em Debate. Psicologia: Ciência e Profissão - Diálogos, ano 1, vol 1, p 6-13



Por que a Psicoterapia funciona?

Um caminho de mudança

O que é ser psicólogo

Rua Vergueiro,1421 - 7o. and. cj 701
Paraíso - São Paulo/SP
Fone: (13) 3022.5681

Av Epitácio Pessoa, 318 altos
Santos/SP
Fone 13-3022.5681

E-mail: magali.hemzo@gmail.com
SKYPE - magali.hemzo